BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

1 de nov de 2009

Conheça PASSOS para elaboração de projetos e que podem fazer a diferença na rotina escolar



Os projetos pedagógicos precisam ter linguagem clara e precisam ser discutidos antes, durante e após a sua execução. O supervisor e a equipe técnica, juntamente com os funcionários e se for possível o Conselho Escolar, precisam dá sugestões para cada etapa de elaboração, principalmente para sala de aula. A troca de informações, sugestões para adequar os conteúdos as ações do projeto.
Portanto não preciso nem mencionar que os projetos precisam ser executados e não engavetados, basta um pouco de força de vontade.
É importante também o entendimento da justificativa,dos objetivos e da metodologia. Não execute com sua equipe um projeto que você naõ sabe o que se pretende com ele.

Trabalhar com projetos, sistematiza as ações dentro da escola e todos que fazem parte da mesma sabem em que direção está caminhando. Porém, algumas recomendações são impressidíveis para que todos os projetos ocorram satisfatoriamente:

  1. _ Para elaboração e execução dos projetos pedagógicos é de extrema importância o trabalho do supervisor, afinal esta é a área pedagógica, ele precisa articular com todos os membros da comunidade escolar.Contudo, a direção da escola precisa dá total apoio, ajudando-o e possibilitando a execução dos projetos, no que diz respeito a tempo, material, pesquisas,sugestões, incentivo...
  2. -Os projetos para a educação precisam está sistematizados em consonância com o PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA E O SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, através das dificuldades detectadas pelos mesmo.3- Agora é o momento para a reflexão, reunir e discutir com TODOS que fazem parte da escola do porteiro ao diretor, sobre as maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades e descobrir qual (quais) o (os) principal (principais) problema (as) que dificultam o andamento das mesmas.
  3. Incentivar o grupo a aderir a proposta com projetos pedagógicos, é importante a aceitação da equipe, caso contrário é no mínimo impossível a realização.
Daí a importância de um supervisor pedagógico conhecedor do assunto,argumentador e que repasse segurança a equipe.

4- Deliberar em conjunto, os projetos pedagógicos à serem trabalhados no ano letivo. Nesse momento é importante, não perder de vista as dificuldades principais e querer resolver vários problemas através de vários projetos, o que acabará acarretando trabalho demais e resultado de menos. Capite?!!!

5- O contexto da escola e sua clientela e de suma importância, por isso que projetos lindos, maravilhosos com fundamentação teórica voltado aos autores de outras épocas ou realidade diferente da nossa, não dão certo. Coloque no seu projeto as ideias da equipe, focalizando aquilo que não deu certo e procurando acertar. ( Antes de elaborar um projeto, quase sempre eu procuro pensar mais nos prováveis erros, do que nos acertos- dica)

6-Selecionados os temas,a próxima etapa é dividir a equipe toda (do porteiro ao diretor) em grupos de acordo com os temas para elaboração das ações, enquanto que o supervisor deverá dá suporte à todos os grupos quanto à: objetivos, justificativa, metodologias, avaliação e também as ações do projeto.
Lembrar a equipe que cada grupo tem a responsabilidade de fazer com que o projeto dê certo, eles serão coordenadores que ajudarão a equipe técnica na realização dos mesmos.

Espero contribuir através desse blog, com os projetos das escolas no ano de 2010.Porém, já estou providenciando várias sugestões.

Caso algum visitante queira solicitar, sugestão ou algum projeto na área educacional, fique a vontade para solicitar através do meu E.mail ou aqui no blog. Dê a sua sugestão também de algum projeto que deu muito certo na sua escola e contribua.
Lembre-se escola que trabalha com projetos, são diferentes, pois as ações acontecem de fato.
VALEU!!!
Obrigada!!!


"A MUDANÇA É A LEI DA VIDA.
AS ESPÉCIES QUE NÃO MUDARAM SE EXTIGUIRAM"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila