BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

9 de nov de 2009

Atividade: Jogo da memória dos estados e capitais.




O jogo tem o objetivo de fazer com que os alunos memorizem, os nomes dos estados e capitais de forma dinâmica.

SÃO PAULO
FLORIANÓPOLIS
RIO BRANCO
MANAUS


BOA VISTA
PORTO VELHO
BELÉM
SÃO LUÍS

TERESINA
PALMAS
GOIÂNIA
CAMPO GRANDE

CURUTIBA
CUIABÁ
BELO HORIZONTE
FORTALEZA

NATAL
JOÃO PESSOA
RECIFE
MACEIÓ

VITÓRIA
ARACAJÚ
PORTO ALEGRE
RIO DE JANEIRO

MACAPÁ
SALVADOR
adptado de: Coleção nosso MUndo- EJA

Os alunos devem recortar e colar em EVA ou outro papel grosso as figuras acima e montar o jogo.É muito interessante e pra quem acha que os alunos não se enteressam em aprender os nomes de cada e estado, precisam experimentar lançar mais desafios,pois joguinhos assim estimula a curiosidade dos mesmo...

7 comentários:

  1. Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
    No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
    Se gostar da minha proposta, siga-me.
    Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. Os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outros seres que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  2. [b]Oo assim naaum daa naaum tem Espirito Santo que é a Capital de Vitoria
    Olhando peelo PC naaum daa certo tem quee completar[/b]

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando uma maneira mais fácil para ensinar meu filho sobre estados e capitais, e encontrei seu blog.

    O jogo é bom, assim como sua intenção. Mas esse texto é de doer. Desculpe a sinceridade.

    Frase retirada do seu texto: É muito interessante e pra quem acha que os alunos não se "enteressam"...

    Cara "educadora" Leila... Como você pode escrever "Enteressam"???? O correto é "Interessam", com I. Engraçado é que na mesma frase, você escreveu Interessante com I, na forma correta.

    Outros 2 erros, desta vez na concordância: "...pois joguinhos assim estimula a curiosidade dos mesmo..."

    Texto com a concordância CORRETA:

    "pois joguinhos assim estimulaM (concordando com joguinhos) a curiosidade dos mesmoS (alunos)..."

    Ou:

    "pois joguinhos assim,(vírgula) estimulA (concordando com curiosidade) a curiosidade dos mesmoS (alunos)..."

    Conserte isso, para o bem de todos os que visitam seu blog, a procura de CONHECIMENTO.

    Não sou educador (só para constar). Apenas leio muito e tento escrever corretamente.

    ResponderExcluir
  4. Enteressa com E está demais hein? Escreva corretamente em seu blog. Não envergonhe a classe que já é tão desvalorizada.

    ResponderExcluir
  5. De fato houve um descuido ao ser redigido o texto da página,entretanto fico pensando aqui com os meus botões, que satisfação mórbida algumas pessoas sentem em tripudiar em cima do infortúnio alheio...Ou seja,penso que a sutileza faz parte da boa educação, o que nos denota perceber que em certos momentos sinceridade demais esbarra na grosseria, no sadismo...Entrei nessa página por acaso buscando novas idéias e encontrei um material pedagógico bacana; acredito que aqueles que depreciaram a redatora certamente aproveitaram a sugestão postada por ela...de modo que,seria pertinente entender que um pouquinho de generosidade não faz mal a ninguém...É enriquecedor pensar que existem "maneiras e maneiras" de abordar, interpelar alguém... Não tira pedaço tentarmos agir com um pouquinho mais de humanidade e respeito, afinal "quem somos nós nesse universo de infinitas imperfeições?"...NADA...De qualquer forma,agradeço a redatora por compartilhar o material que me será de grande valia. E que me perdoem os catedráticos de plantão por algum deslize na escrita...

    ResponderExcluir
  6. Adorei a Ideia... fico Grata por existirem pessoas que compartilhem o bem sem ver Quem... e com pena de quem utiliza a formula em versa ...... Vou utilizar este modelo com minha turminha maravilhosa...

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila