BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

10/06/2010

PROJETO: Escola e Cidadania!






PROJETO: Escola e Cidadania!
Coordenadores:
Abel, Arthur, Caciane, Derivaldo, Deudimar, Elisselma, Orismar, Fátima,Maria de Fátima,Gorete,Maria Luzia, Maria Raimuinda, Roselita, Rosiléia, Rosinete e equipe técnica.
PÚBLICO ALVO: Alunos e comunidade em geral
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 14/08 á 01/10
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho justifica-se em informar e conscientizar pais, alunos, comunidade em geral da importância de se desenvolve a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica.
A escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.
OBJETIVOs
Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão como forma compromissada e respeitosa .
Informar e identificar de forma coerente o que é cidadania.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar.
Algumas sugestões podem ser seguidas pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, confecção de cartazes, dramatização e simulação de campanha eleitoral.
O projeto se desenvolverá de acordo com as ações do cronograma abaixo, porém sugerimos que em sala os professores realize ações como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber, a hora de ouvir, de falar...
Outras sugestões: No dia do estudante trabalhar como o estudante poderá usufruir plenamente seus direitos, qual a escola que queremos e o que posso fazer para tê-la, premiação para os estudantes. No dia da árvore fazer plantações de árvores na escola como forma de cidadania ambiental, distribuir no bairro muda de plantas, passeio no CPA ou Parque ecológico, exposição de fotos de árvores e sua importância.
Trabalhar cidadania para o trânsito, cartazes, panfletos....Fazer simulação de eleição ou convidar a Justiça Eleitoral para treinamento e palestra.Trabalhar cidadania e o meio ambiente, etc.
Em fim, cada série poderá adequar seus conteúdos de forma criativa com a cidadania e os valores a serem alcançados.

CRONOGRAMA:
14/08/2010
Lançamento do projeto: Dia dos pais ( PAPAI CIDADÃO)- Parceria com o SINE, instituições ou pessoas para inscrição e aperfeiçoamento de profissionais.Música-tema: Cidadão/ Uma palestra sobre prevenção de drogas e DSTs e Palestra sobre deficiência (PDE)
16/08 a 17/08
Torneio de Português( redação, soletrando e gincana de leitura) (PDE)
16/08 a 20/08
(PDE) Semana do Folclórica ( Cultura e cidadania): 1º ano – Apresentarão cantigas de roda com caracterização.

2º ano -trazer os pais para contar lendas e causos. Os melhores voltarão no dia 20.
3º ano - confeccionarão um livro com remédios caseiros ou adivinhações. Farão exposição dos trabalhos e apresentarão no dia 20.
3ª série- Apresentar dramatizações sobre as lendas no dia 20.
4ª série-Apresentarão um jornal falado sobre provérbios populares e dança folclórica.
A culminância poderá ser com uma manhã alegre com bingos, comidas típicas,brincadeiras, apresentações e o torneio esportivo.
01/09 a 05/09
Semana da Pátria ( cidadania e civismo)- Cantar o Hino Nacional, do Pará e Tucuruí no pátio da escola( um dia para cada série)
16 a 17/09
Torneio de Matemática ( Olimpíadas matemáticas) (PDE)
08/10

09/10- Caminhada da cidadania: Trabalho envolvendo eleições, meio ambiente e Trânsito.

(PDE) Culminância do Projeto: Dia das crianças (Criança cidadã): As crianças deverão trazer os pais para se beneficiar com serviços de corte de cabelo, medição de pressão arterial, glicose e massa corporal... Doação de roupas e cestas básicas para famílias carentes. Os pais deverão brincar com os filhos com brincadeiras organizadas pelos professores, e as crianças ganharão lanche e sorteio de brinquedos confeccionados pelos pais e alunos da EJA.

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará continuamente durante e após o desenvolvimento das atividades enfatizando principalmente as atitudes dos alunos, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.

2 comentários:

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila